Verifica as tuas condições de trabalho

O contrato coletivo de trabalho (CCT) do ramo de limpezas da Suíça alemã define os salários, o tempo de trabalho, a formação contínua e muitas coisas mais. As disposições do CCT têm forçosamente de ser cumpridas por todos os empregadores. Infelizmente, no ramo de limpezas existem muitas violações ao CCT. Isso tem de mudar!

No teu caso, como é?

2023 inquérito limpezas

Verifica as tuas condições de trabalho no ramo de limpezas
Trabalhas na Suíça alemã? Então preenche este inquérito!
1. Salário mínimo
2. Suplementos salariais
Se trabalhas à hora:
Se tens emprego fixo:
3. 13.° mês
Se trabalhas à hora:
Se tens emprego fixo:
4. Tempo de trabalho
5. Tempo de deslocação
6. Subsídio de almoço
7. Segurança no trabalho
Dados pessoais

Os teus direitos

• Salários mínimos: O CCT do ramo de limpezas define os salários mínimos. O salário mínimo correspondente à tua categoria salarial tem obrigatoriamente de ser cumprido.
  • Suplementos salariais: Tens direito a feriados e férias pagas.
  • 13.° mês: Tens direito a receber o 13.° mês  se trabalhas na mesma empresa há, pelo menos, 3 meses.
  • Tempo de trabalho: O tempo por conta ao empregador tem de ser registado e pago como tempo de trabalho. Não são permitidos acordos que fixam o tempo de limpeza por quarto ou por edifício.
  • Tempo de deslocação: Sempre que te deslocares por conta do empregador, esse tempo tem de ser registado e pago como tempo de trabalho. Não é pago o trajeto entre a tua casa e o local de trabalho definido no teu contrato de trabalho.
  • Subsídio de almoço: Se nem sempre trabalhas no local definido no teu contrato de trabalho e trabalhas mais de 6 horas, tens direito a 16 francos de subsídio de almoço. (Esta regra aplica-se se trabalhares numa empresa com mais de 5 empregados.)
  • Segurança no trabalho: És informado/a e recebes formação sobre as disposições relativas à segurança no trabalho.

▲ Voltar ao questionário

Salários mínimos em 2023 para o ramo de limpezas da Suíça alemã

Salários mínimos para Salário à hora Salário mensal (emprego fixo)
Limpeza de manutenção I 20.20 3676.40