Manifesto da hotelaria e restauração

O Manifesto foi entregue com mais de 10.000 assinaturas

Na conferência profissional, realizada no final de fevereiro de 2023, mais de 50 trabalhadores debateram a situação atual no ramo da hotelaria e restauração. À tarde entregaram o seu Manifesto "Queremos viver dignamente" numa ruidosa ação de luta, em frente à sede da associação patronal GastroSuisse. O Unia e os trabalhadores do ramo da hotelaria e restauração apelaram à GastroSuisse no sentido de negociar um novo contrato coletivo de trabalho.

Os trabalhadores da hotelaria e restauração lançaram o Manifesto "Queremos viver dignamente" em abril do ano passado. Nele exigiram melhoramentos nos salários e melhores condições de trabalho. Mais de 10.000 pessoas apoiaram o Manifesto - um esmagador sinal de solidariedade mútua.

Escassez de pessoal e pressão elevada

Escassez de pessoal e elevada pressão no emprego deterioram cada vez mais as condições de trabalho do ramo. Os salários baixos e a falta de respeito pelos trabalhadores não são benéficos para a atmosfera no ramo. Os participantes na conferência profissional de ramo foram unânimes: merecemos respeito, pois sem nós os estabelecimentos não funcionam.

Manifesto: "Queremos viver dignamente!"

O Manifesto chama a atenção para os muitos problemas do ramo e apresenta 11 reivindicações para melhores condições de trabalho:

• melhoria de salários e aumento dos salários mínimos
  • que a experiência profissional seja tida em conta
  • fim do trabalho à chamada
  • planificação do trabalho com 3 semanas de antecedência e consulta por escrito em caso de alterações
  • pagamento de todas as horas planeadas
  • não ao regime de disponibilidade permanente
  • pagamento do tempo gasto para mudar de roupa
  • disponibilização de equipamento de trabalho, incluindo material de proteção
  • distribuição transparente e equitativa de gorjetas
  • formação de pessoal com responsabilidades de chefia e medidas contra todas as formas de assédio
  • mais inspeções para garantir o cumprimento das condições de trabalho

Estas reivindicações devem ser tidas em conta nas próximas negociações para a renovação do Contrato Colectivo Nacional de Trabalho da Hoteleira e Restauração (CCNT).

Greve de mulheres no dia 14 de junho

Numa resolução (PDF em francês) os delegados da hotelaria e restauração também reafirmaram o seu apoio à greve das mulheres a 14 de junho de 2023. É mais uma oportunidade para abordar os salários baixos das mulheres, as elevadas taxas de trabalho a tempo parcial, a falta de conciliação entre a vida profissional e privada, bem como o assédio generalizado das mulheres no local de trabalho. Todos estes problemas afetam fortemente o ramo da hotelaria e restauração.