É por isso que os contratos coletivos de trabalho são necessários

Porque são tão importantes os contratos coletivos de trabalho (CCT)?

Porque garantem condições de trabalho justas e seguras. Como trabalhador por conta de outrem, ficas com ele protegido contra a arbitrariedade e reforças os teus direitos e posição. Com um CCT, tem-se sempre melhores condições de trabalho do que as previstas na lei. Por ex., os CCT regulamentam:

Procura o CCT que se aplica no teu ramo

O que fazem os sindicatos

Os sindicatos negociam os CCT com associações e/ou empregadores. O Unia é parte contratante de 250 contratos coletivos de trabalho nos sectores da construção, de serviços, da indústria e do comércio.

Representamos os interesses dos trabalhadores e defendemos as suas causas. É por isso que os sócios são importantes. Só através deles é que sabemos que problemas existem num ramo de atividade. Se formos muitos, somos mais fortes. O melhor é: reembolsamos aos nossos sócios o total ou parte das contribuições profissionais que lhes são deduzidas do salário se estiverem subordinados a um CCT. Isto significa que uma grande parte da tua quota sindical te é reembolsada.

Fica a saber o que é uma contribuição profissional e como solicitar o seu reembolso