[Translate to Português:] Entgegengestreckte Hand mit Banknoten

Se estás subordinado/a a um contrato coletivo de trabalho (CCT), pode ser deduzida do teu salário uma contribuição profissional. Sendo sócio/a do Unia, recebes o reembolso de uma grande parte desta contribuição.

Contribuição profissional: declaração e reembolso

Fica a saber o que é uma contribuição profissional, como reconhecê-la e como solicitar o seu reembolso.

A contribuição profissional é deduzida do teu salário para a aplicação e controlo do contrato coletivo de trabalho (CCT). Também pode ser designada custos de execução, contribuição solidária, Parifonds ou algo semelhante. Se estás subordinado/a a um CCT, é geralmente deduzida diretamente do salário.

No teu recibo de salário vês, regra geral, se foi deduzida uma contribuição profissional. Se és sócio/a do Unia, reembolsamos-te uma grande parte desta contribuição.

Se te é deduzida uma contribuição profissional, podes apresentar online a documentação correspondente ao teu ramo de atividade, o certificado de salário e/ou recibo(s) de salário. Contacta o teu secretariado Unia se não tens a certeza do que tens de apresentar.

Conforme o contrato, são necessários diversos comprovativos/recibos para o reembolso. Clica aqui para um resumo com mais informações.

O teu ramo não está mencionado e não sabes que tipo de documentação tens de apresentar? Então contacta o teu secretariado Unia.