Ser sócio do sindicato significa agir com outros, não sozinho, procurando pessoas com os mesmos interesses, formando redes e grupos nas regiões. Participa! Obtém melhores condições laborais para ti e os teus colegas!

Com o teu empenho consegues mais da tua filiação

Quer participes ativamente em campanhas ou ações, num grupo de interesse, como sócio ativista ou através do recrutamento de novos sócios: tens muitas possibilidades de fazer a diferença no mundo do trabalho.

Tu és o sindicato. Ao dar voz às tuas reivindicações, dás um rosto e, acima de tudo, fortaleces todo o movimento sindical. Quer seja diretamente nos ramos profissionais ou por reivindicações políticas: há sempre muito que fazer e possibilidades de se empenhar. Dá uma olhadela nas nossas campanhas e eventos atuais (em francês).

Queres participar?

Contacta-nos

Como sócios ativos, os militantes ou sócios ativistas são a ligação entre os trabalhadores nas empresas e o Unia. Isto é importante, os sócios ativistas estão enraizados nas suas empresas e conhecem bem as necessidades, os problemas e as esperanças dos seus colegas.

Os sócios ativistas participam nos debates sindicais e ajudam a obter reivindicações para contratos coletivos de trabalho (CCT) (em francês) justos.

• No local de trabalho.  Recolhem informações sobre a empresa e as preocupações dos trabalhadores e discutem eventuais medidas coletivas. Por outro lado, apoiam o Unia na implementação de campanhas nos ramos.
  • No sindicato. Como delegados aos comités do sindicato, participam nas decisões sobre atividades regionais e nacionais.
  • Na sociedade. Os sócios ativistas empenham-se em campanhas sindicais interprofissionais e movimentos sociais.

A formação é importante

Os secretários sindicais regionais apoiam os sócios ativistas na sua atividade sindical. Além disso, damos formação aos delegados sindicais no nosso instituto de formação Movendo, bem como em cursos internos sobre política sindical. Se fores sócio ativista tens direito a três cursos de formação por ano. Nestes cursos, recebes a informação e os impulsos necessários para assumires a tua função e responsabilidades no sindicato, na empresa e nos comités dos ramos.

Quero ser sócio ativista

Os grupos de interesse do Unia (GI) estão presentes a vários níveis políticos: a nível nacional, nas regiões e secções. A par das questões políticas, o lado social da vida sindical não é negligenciado.

Unia Mulheres

No GI Unia Mulheres, mulheres de todas as profissões empenham-se pela igualdade salarial, conciliação da família e do trabalho, igualdade de oportunidades para todos os sexos e contra o assédio sexual no trabalho.

Juventude do Unia

O GI Juventude do Unia luta por salários justos, melhores condições de trabalho, um movimento de trabalhadores forte e contra o racismo.

Unia Migração

O Unia é a maior organização de migrantes na Suíça. O IG Unia Migração luta por igualdade de oportunidades, direitos de participação e segurança de residência para todos os sócios e para as comunidades sem passaporte suíço.

Pensionistas Unia

A proporção de pessoas idosas na nossa sociedade aumenta continuamente. Uma boa razão para o Unia defender os interesses dos pensionistas. Quem trabalhou a vida inteira, merece uma velhice digna.

Mais informações (em francês)

Protege os teus entes queridos com uma filiação familiar. A segunda pessoa paga apenas metade da contribuição, mas tem os mesmos benefícios. Participa!

A filiação familiar funciona da seguinte forma

• Vocês vivem no mesmo agregado familiar.
  • O sócio com o rendimento mais baixo paga metade da quota normal de filiação. A quota mínima é de 12,70 francos.
  • A quota reduzida aplica-se a partir do momento da inscrição.
  • Faz as contas: Para um rendimento entre 4000 e 4499 francos a quotização mensal é de 41.– francos. Com uma filiação familiar é apenas 20.50 francos.

Inscrever membro do agregado familiar