Os teus dados de sócio

Tens um apelido novo, mudaste de casa ou de emprego? Comunica-nos os teus novos dados pessoais.

Para que possamos identificar-te, os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios. Preenche o resto de acordo com a tua situação e indica-nos os teus dados antigos e novos.

Os teus dados

Perguntas e respostas sobre a tua filiação

Quer se trate de contribuições profissionais, direito a prestações ou mudança de outro sindicato para o Unia. Encontras as respostas nas nossas FAQ.

Não, não és. Pagas uma contribuição para os custos de execução e a formação contínua. Esta verba é utilizada para a aplicação e o controlo do CCT. A contribuição é paga por todos os trabalhadores que estão abrangidos pelo CCT e também pelos empregadores.

Porque é que também tenho de pagar quotas ao Unia?

Uma vez que o teu empregador não sabe se és sócio ou não, é o Unia que reembolsa uma parte da tua contribuição profissional. O procedimento e o montante do reembolso variam consoante o CCT. O teu secretariado regional informa-te sobre o procedimento a seguir.

Não, não és obrigado a dizer nada. A tua filiação no sindicato não é da conta do teu empregador e ele não pode exigir-te que declares se és ou se queres tornar-te sócio de um sindicato.

Isto é o que estipula a liberdade de associação, definida pelo art.º 23.° da Constituição Federal Suíça.

Tens direito a prestações do sindicato se fores sócio do Unia há pelo menos três meses e se não tiveres mais de três meses de quotas em atraso. O seguro de proteção jurídica também entra em vigor após três meses.

Se pretendes deixar uma organização sindical filiada na União de Sindicatos Suíços (USS), os teus anos de filiação anteriores serão tidos totalmente em conta. O mesmo se aplica se saíres de uma organização de trabalhadores estrangeira, desde que esta seja filiada numa federação internacional à qual o Unia também pertença.

Sócios que tomam parte ativa na vida sindical têm um papel importante em decisões e ações. O Unia envolve os sócios ativistas na tomada de posições e decisões. O que fazem os sócios ativistas:

• Assumem funções nos comités: os sócios ativistas participam nos trabalhos dos comités das secções, regiões ou grupos profissionais e de sócios. Como delegados aos comités ou comissões do Unia, eles constroem o sindicato.
  • Definem as futuras condições de trabalho: os sócios ativistas representam os interesses e preocupações dos seus colegas de trabalho nos comités do Unia e ajudam a definir as reivindicações para obter bons CCT.
  • Participam no local de trabalho, representam o pessoal e negociam com os empregadores: como membros dos representantes do pessoal (PeKo), os sócios ativistas representam os interesses dos trabalhadores junto dos empregadores. Em alguns ramos, eles e os secretários sindicais negoceiam salários, condições de trabalho e novos CCT com os empregadores.
  • Promovem a justiça social: sócios ativistas participam em ações sindicais. Manifestam-se e mobilizam os colegas. Através do seu empenho, eles e o Unia tornam-se atores na política social e económica do nosso país.
  • Assumem tarefas específicas e contribuem com os seus próprios conhecimentos: sócios ativistas participam nos trabalhos de comités e comissões, por ex., como membros do conselho de administração de Caixas de Pensões, peritos em exames ou em matéria de segurança no trabalho.
  • Conhecem os desafios atuais e futuros: os sócios ativistas têm formação relativa a questões de política social e económica. Conhecem os temas que afetam o mundo do trabalho.

Podes fazê-lo até 31 de dezembro de cada ano. Para isso, envia o teu pedido por carta registada, o mais tardar, até dia 30 de junho (carimbo do correio) ao teu secretariado regional.

Encontras informações detalhadas sobre os teus direitos e obrigações em estatutos do Unia (em francês) e no Regulamento sobre quotizações e prestações (em francês).